As centrais sindicais se reuniram com o presidente da Fiesp, Josué Gomes, na noite desta segunda-feira (15) em São Paulo em busca de pontos convergentes entre trabalhadores e patronato na construção de uma proposta a ser apresentada na primeira reunião do Grupo de Trabalho da Negociação Coletiva.

Todas as partes concordaram com a necessidade da redução dos juros no Brasil – os juros reais mais altos do mundo – para a reindustrialização e avanço econômico do país. Determinada pelo Banco Central, a taxa básica de juros (Selic) está em 13,75% desde agosto do ano passado.

Conforme já declararam em outras ocasiões, tanto as centrais quanto o presidente da Fiesp consideram que os juros atuais são impeditivos para investimentos, assim como geram o maior impacto fiscal para as contas públicas.

As centrais apresentaram os principais pontos que esperam levar adiante na elaboração de um projeto de lei que deve resultar do GT da Negociação Coletiva, que reunirá representantes patronais, o governo e dos trabalhadores, com dois membros de cada central sindical.

Entenda mais sobre o GT aqui: Governo quer apresentar projeto de revisão da reforma trabalhista neste semestre

Um dos objetivos das centrais é que a negociação coletiva seja a principal ferramenta para regular as relações de trabalho. Uma das formas de fortalecê-la seria garantir sua continuidade, ou seja, acabar com o prazo de expiração de um acordo ou convenção coletiva.

Antonio Neto classificou a reunião como “excelente” e um avanço na busca de convergências entre partes que, quase sempre, estão em lados opostos.

“Excelente reunião das Centrais Sindicais com o presidente da Fiesp, Josué Alencar. Convergências entre capital e trabalho na construção de soluções para colocar o Brasil no caminho da retomada do desenvolvimento econômico e da geração de empregos dignos. A boa nova é a visão conjunta entre trabalhadores e empregadores da urgência de um Projeto Nacional de Desenvolvimento para o Brasil”, declarou o presidente  da CSB após o encontro.

*Confira a matéria completa no site da CSB