A História do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecção e de Vestuário de Guarulhos

NASCE O SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DE CONFECÇÃO E DE VESTUÁRIO DE GUARULHOS.

Até 20 de dezembro de 1990 os trabalhadores das indústrias de confecção de roupas, calçados e de material de segurança da cidade de Guarulhos e cidades vizinhas não tinham um sindicato de trabalhadores para organizar suas lutas e representa-los perante os patrões e o governo.

Os trabalhadores eram representados pela federação da categoria, mas essa representação era uma ficção legal, a entidade não tinha condições políticas e operacionais de atender plenamente as reivindicações dos trabalhadores de Guarulhos e região.

Apesar de Guarulhos ser a segunda cidade do Estado e ser uma das maiores concentrações industriais da Grande São Paulo, a cidade ficou décadas sem representação sindical dos trabalhadores da categoria do vestuário. Finalmente em 20 de dezembro de 1990 a Assembleia Geral dos Trabalhadores decide pela fundação do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecção e de Vestuário de Guarulhos.

O novo sindicato enfrentou uma feroz resistência da diretoria da federação, que articulou mais de três tentativas de criação de um sindicato paralelo na cidade. Devido à falta de apoio da base dos trabalhadores, essas tentativas fracassaram.

Imediatamente após sua fundação a diretoria do novo sindicato providenciou o registro do estatuto da entidade de classe no cartório de registro civil da cidade e requereu o registro sindical perante o Ministério do Trabalho, atendendo ao disposto no artigo 8º da Constituição.

Foto de arquivo do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecção e de Vestuário de Guarulhos

A federação, mesmo sendo ilegal, requereu a impugnação do pedido de registro do sindicato perante o órgão ministerial, retardando por quase dois anos o registro sindical da entidade.

O novo sindicato iniciou o processo de organização da categoria e enfrentou no plano político e jurídico todas as manobras da federação e dos patrões para esmagar o sindicato.

A diretoria da entidade resistiu a todas as tentativas de liquidar com o sindicato. Fracassaram todas as tentativas da federação de criação de um sindicato paralelo.

Finalmente em setembro de 1992 o sindicato e federação assinam um acordo, pelo qual a federação retira a impugnação contra o registro sindical do sindicato e o Ministério do Trabalho concede o registro do sindicato.

Mesmo enfrentando tantas dificuldades, os trabalhadores da categoria saudaram a nova entidade, que imediatamente passou a organizar a categoria, promovendo a distribuição de jornais e panfletos nas portas das fabricas, promovendo mesas redondas com as empresas para a negociação coletiva no Ministério do Trabalho, solicitando pedidos de fiscalização do trabalho, organizando greves e participando ativamente das lutas sindicais da cidade.

Os sindicatos de trabalhadores de outras categorias de Guarulhos foram solidários com a entidade recém-criada, como o Sindicato dos Desenhistas de São Paulo (sub sede de Guarulhos), Sindicato dos Empregados em Minérios de Guarulhos, Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, dos Gráficos e dos Vigilantes.

A resistência ao novo sindicato também veio dos patrões e da subdelegacia do trabalho de Guarulhos, desacostumada a agir no cumprimento da lei, mas através da pressão do novo sindicato mudou de postura e passou a cumprir suas obrigações.
As resistências foram vencidas e o sindicato adquiriu o respeito dos trabalhadores e dos patrões e consolidou sua personalidade jurídica sindical em setembro de 1992.

Graças a combatividade e a firmeza na defesa dos interesses dos trabalhadores, hoje o sindicato é uma referência da categoria na cidade, no estado e no Brasil.

De janeiro de 1991 até janeiro de 2001 o sindicato instalou-se em imóveis alugados.

Desde janeiro de 2001 está instalado em sua sede própria estabelecida na Avenida Doutor Renato de Andrade Maia nº 190 – Cidade Maia – Guarulhos / SP, CEP: 07114-000.

Fique Sócio do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Confecção e de Vestuário de Guarulhos