A presidente do Sindvestuário, Márcia Alves, e a diretora Eliete Bispo participaram na última sexta-feira (14/03) do Encontro de Mulheres Metalúrgicas, promovido pelo Departamento Feminino e da Juventude do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos. O evento teve como tema “Basta de Violência” e reuniu mais de 120 trabalhadoras para discutir a luta contra a violência de gênero e a igualdade de direitos no mercado de trabalho.
Na abertura, o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, Josinaldo José de Barros (Cabeça), destacou a relevância da participação feminina no movimento sindical e nas lutas sociais. “A luta do sindicalismo é todos os dias. O Sindicato dos Metalúrgicos também sai do chão da fábrica para lutar por Guarulhos, pelas questões sociais da população, em defesa do trabalhador de qualquer área da nossa base e pela dignidade às mulheres”, disse.
O evento contou com a palestra da delegada de polícia e ex-deputada estadual, Rosmary Corrêa, conhecida como Delegada Rose, responsável pela implantação da primeira Delegacia de Defesa da Mulher em São Paulo, em 1985. Em sua apresentação, ela alertou sobre as diversas formas de violência contra a mulher e a importância das leis que protegem as vítimas e punem os agressores. Também foi debatida a Lei de Igualdade Salarial entre homens e mulheres que exercem a mesma função.
A presidente do Sindvestuário, Márcia Alves, ressaltou a importância da conscientização e da mobilização das trabalhadoras para garantir avanços concretos na equidade de gênero. “Precisamos estar atentas e unidas para combater qualquer tipo de violência e desigualdade”, afirmou. “A igualdade salarial é um direito básico, e o movimento sindical tem um papel essencial para garantir que essa lei seja cumprida de fato nas empresas”, acrescentou.
Deixar um comentário