As empresas Rosstamp, Golden Bord, E. Rausini, Kill, Dionilton, Lahury’s , Sobral Lisboa, Delyrio’s, Leila Gomes, KWS, Massi, Miwa Harada, Adriano Bordados, Vistuê, Alimag, Sun`s People , Idea Costura e Oficina de Bordados Arte receberam a notificação da entidade e estão sendo advertidas a cumprirem as cláusulas 29ª e 31ª da convenção que regulamentam a homologação da rescisão de contrato no sindicato.
O sindicato recebeu denúncias que empresas estão fazendo acordo em câmara arbitral, outras estão homologando na própria empresa.
Caso as empresas não agendem a homologação no sindicato no período de dez dias após a expedição do aviso indenizado ou no 1º dia após o vencimento do aviso trabalhado, terão que pagar uma multa equivalente a um salário ao empregado.
A homologação dos termos de rescisão no sindicato dá ao trabalhador a segurança jurídica que ele está recebendo todos os seus direitos trabalhistas .
“Vamos convocar essas empresas para reuniões de negociação coletiva no sindicato. Caso elas insistam em não cumprir a Convenção Coletiva, teremos que mobilizar os trabalhadores da empresa e entrar na justiça para garantir o direito do sindicato fiscalizar os direitos dos empregados na rescisão contratual”. Está na Convenção? Então é para ser cumprido”, declarou Márcia Alves, Presidente do sindicato.