Nesta quinta-feira (27/03), a presidente do Sindvestuário, Márcia Alves, o secretário-geral do sindicato e da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), Álvaro Egea, e o advogado Waldemar Tenório visitaram a Cozinha Solidária do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), localizada na Associação Comunitária do Jardim Vermelhão, em Guarulhos/SP.

Durante a visita, o coordenador do MTST, Moisés Ribeiro, e a cozinheira Aparecida Ribeiro apresentaram o espaço, que atualmente serve cerca de 100 marmitas diárias, de segunda a sexta-feira, e falaram sobre os desafios enfrentados para garantir alimentação a crianças e adultos em situação de vulnerabilidade social na região.

As Cozinhas Solidárias foram criadas pelo MTST com o objetivo de combater a fome durante o período de crise causado pela pandemia de covid-19, que vitimou mais de 700 mil pessoas no Brasil. Atualmente, o movimento mantém 57 cozinhas solidárias espalhadas pelo país. No Jardim Vermelhão, a iniciativa teve início com a distribuição de cestas básicas e, posteriormente, foi estruturada a cozinha solidária para continuar apoiando a comunidade.

Além da distribuição de alimentos, a sede da associação também oferece atendimento odontológico social, realizado por alunos da faculdade de odontologia, ampliando o suporte às famílias locais.

A cozinheira Aparecida Ribeiro fez um apelo para que doações continuem chegando, pois há cerca de 420 crianças e centenas de adultos no bairro que dependem desse atendimento para se alimentar diariamente. O Sindvestuário apoia a iniciativa e convida todos a oferecerem ajuda ao projeto. Doações podem ser feitas através da chave PIX cozinhasolidariagru@gmail.com