Campanha Salarial 2009 Trabalhadores nas Indústrias de Confecção

Sindicato conquista aumento nos pisos e
mantém poder de compra dos salários

O Sindicato concluiu a Negociação Coletiva da campanha salarial de 2009 do setor de confecções com o sindicato patronal de São Paulo. A bancada de trabalhadores é integrada por cerca de 15 sindicatos de trabalhadores do estado e a federação da categoria.

Conquistamos melhorias signitificativas nos pisos salariais. O índice de reajuste salarial conquistado foi satisfatório, considerando que a inflação acumulada em 12 meses (INPC) foi de 5,45%. Houve também um ganho real significativo. Conseguimos melhorias na clausula de homologação das rescisões e no acompanhamento dos filhos aos médicos.

As demais cláusulas foram mantidas, como o valor da hora-extra, valor do auxílio-creche e outros benefícios que serão divulgados através de circulares.

Concluída a negociação, os sindicatos presentes assinaram uma minuta contendo as novas clausulas e ratificando as demais clausulas da convenção de 2008.

Em breve a integra da nova convenção coletiva de trabalho estará disponível no sistema mediador.

Os representantes dos trabalhadores participaram de quatro reuniões de negociação com os representantes patronais. Fizemos nossa mobilização da base, expusemos com firmeza nossos argumentos aos patrões. Estas são as conquistas possíveis para este ano. Para 2010 temos que aumentar nossa mobilização e organização para buscar outras conquistas.

Os dez sindicatos filiados à CGTB participaram ativamente desta campanha salarial. Deram sua contribuição decisiva para a conquista do aumento nos pisos e para a manutenção do poder de compra dos salários. Em 2010 temos outros desafios a vencer.

As empresas cadastradas poderão solicitar copia da circular.

Os associados serão informados através de boletins da entidade.

Maiores informações pelos telefones: (11) 2468.3238 – 2468.3239

pelo e-mail: atendimento@sindvestuario.org.br

Guarulhos, 23 de junho de 2009

A Diretoria