Sindvestuário obtém 10% de aumento em Cajamar, Franco da Rocha e Nazaré Paulista

jundiai-acordo

Os trabalhadores nas confecções de Cajamar, Franco da Rocha e Nazaré Paulista já podem contar com um aumento de 10% nos salários a partir de 1º de junho. O acordo do Sindvestuário Guarulhos com o sindicato patronal foi fechado no dia 30 de junho. O reajuste, que representa um aumento real de 0,18%, deverá incorporar a diferença de junho a partir do salário deste mês.

Piso salarial

O acordo elevou para R$ 1.199,00 o piso salarial dos trabalhadores qualificados, que engloba as funções de costureira, bordador, estilista, modelista, inspetor de qualidade, passadeira, overloquista, bordadeira, operador de máquina de costura em geral, operador de travete, caseadeira, pregadeira de botão com máquina de costura elétrica, revisora e cortador. Os trabalhadores nas demais funções farão jus ao piso salarial de R$ 1.019,16.

Diárias

Os trabalhadores que estiverem em serviço fora da sede da empresa, no período que abranja o horário de almoço ou jantar, deverão receber uma antecipação de R$ 25,00 por refeição e prestar conta dos gastos.

Cesta Básica

As empresas fornecerão por mês, gratuitamente, para todos os empregados uma cesta básica. Para exercer esse direito o trabalhador só poderá ter uma falta justificada no mês. A cesta básica tem a seguinte composição: 10 kg de arroz tipo 1; 2 kg de feijão tipo 1; 2 latas de óleo 900 ml; 2 kg de açúcar refinado; 2 pacotes de macarrão com ovos; 500 g de café (selo da ABIC); 1 kg de farinha de trigo; 1 kg de sal refinado; 1 lata de extrato de tomate (140 g); 1 pacote de bolacha (200 g); e 0,5 kg de farinha de mandioca.

Auxílio creche

Após o retorno da licença maternidade e durante o período de 12 (doze) meses as empresas pagarão às empregadas o valor mensal de R$ 280,00. Este valor deve ser pago a partir do dia 1º de junho de 2016.

Horas extras

O valor das horas extras terá um acréscimo de 70% em relação à hora normal quando forem trabalhadas de segunda-feira a sábado. As horas extras, aos domingos, feriados ou dias destinados ao repouso semanal, terão seu valor acrescido de 100% em relação à hora normal.

Homologações

As homologações de rescisões de contrato de trabalho deverão ser feitas gratuitamente somente na sede do sindicato. Trata-se de determinação do Ministério do Trabalho e Emprego baixada pela Instrução Normativa 03 publicada em 30 de julho de 2002.